Coronavírus

11/03/2020

Os sintomas causados pelo Coronavírus são infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Podem também envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro  é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico  comprometido ou em idosos.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos  e superfícies tocados com freqüência.
Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem  aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou  indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Notícias