Central de Soluções

Assessoria e Consultoria em Saúde

Com o foco primordial na qualificação dos serviços envolvidos no setor de saúde, a Central ETO oferece o serviço de consultoria para Instituições da área de saúde. O objetivo principal é estruturar os serviços assistenciais de saúde através de processos eficientes, os quais são construídos de acordo com a realidade institucional. Para se chegar a este objetivo, a instituição apontará o seu interesse, e com base neste, serão realizadas auditorias internas para mapeamento dos processos, consequentemente, serão propostos soluções para adequação dos processos.
A consultoria em Saúde ofertada tem o foco em gestão de processos assistenciais visando a segurança do paciente, estruturação de fluxos, gestão de pessoal, elaboração de planejamento estratégico, sugestão de ferramentas de gestão, materiais/suprimentos, análise sanitária, análise de serviços de apoio ao diagnóstico terapêutico (SADT), dentre outros.

 

Gestão da Qualidade

A consultora abrange duas certificações que fica ao critério do cliente a escolha, são elas a norma ISO 9001 e ONA. A metodologia para implantação das normas consta em diagnosticar os processos e proceder à necessidade de mudanças para adequação à normativa. Já a auditoria de processos, consta da realização da atividade com programação prévia e escopo de atuação, tornando a ação mais produtiva e eficaz.
Empresas que possuem certificação ISO 9001 possuem maior status e credibilidade no mercado, além de confiança perante seus clientes. É um componente estratégico o qual define requisitos para um sistema de gestão da qualidade, tendo como principal objetivo a identificação e atendimento às necessidades do cliente, alcançando sua satisfação. Ela pode ser aplicada a qualquer Instituição, sendo da área de saúde ou não, sendo ao mesmo tempo abrangente e específica em alguns aspectos.
O selo de acreditação ONA demonstra o empenho das Instituições em obter todos os cuidados internos e externos, através de um padrão de gestão reconhecido por entidade externa. O objetivo principal é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência prestada. Sua abrangência é restrita a área da saúde, sendo prestadores de serviços de saúde (Hospitais, Ambulatórios, Laboratórios, Serviços de Pronto Atendimento, Home Care, Serviços de Hemoterapia, etc.), serviços odontológicos, serviços para a saúde ( Dietoterapia, esterilização e reprocessamento de materiais, serviço de processamento de roupas, manipulação, etc) e programas de saúde e prevenção de riscos.
Para realizar a consultoria, a Central ETO de Esterilização conta com profissionais capacitados e com vasta experiência em auditorias internas e externas, além de formação específica ISO 9001 e ONA.

 

Terceirização do Serviço de Esterilização

No contexto da contemporaneidade, o processo de esterilização se tornou extremamente complexo, com suas diversas peculiaridades e normativas vigentes que exigem estruturação do serviço aos menores detalhes, o que significa investimento significativo para implantação e gerenciar esta estrutura complexa. Ainda, o presente momento exige economia quanto a gastos, o gestor financeiro sofre a pressão para contenção de custos, mantendo, ou até mesmo aumentando, a demanda de serviços hospitalares.
Entendendo esta demanda e tendo o Know-How de mais de 10 anos de mercado, a Central ETO oferta o serviço de terceirização dos serviços de esterilização, tanto na modalidade completa ou a parcial.
A estruturação completa que se trata da reestruturação do serviço de esterilização do cliente adicionado a operação do serviço, ou seja, a estrutura física e os maquinários seriam revistos para adequação às normas vigentes e a operação se torna responsabilidade da Central ETO de Esterilização.
Já a modalidade parcial, trata-se da responsabilização da Empresa pela mão de obra que atuará na CME do cliente e dentro deste serviço está abrangida a gestão de pessoas completa (contratação, acompanhamento de saúde ocupacional, treinamentos, etc.), fornecimento de insumos para a produção, revisão e elaboração dos processos, implantação do sistema ETOTracker para rastreabilidade, gestão da qualidade, programa de manutenção preventiva e corretiva, etc.

Treinamento

O treinamento na Instituição serve para alinhamento sobre só processos estabelecidos e executados nas organizações, ao mesmo tempo também desenvolvem pessoas. Tal prática deve ser vista como investimento contínuo, não apenas um custo extra.
A Central ETO oferece consultorias sobre treinamentos na área de esterilização e na área de gestão da qualidade, seja através da demanda previamente estabelecida ou sob levantamento da necessidade de treinamento feita pela própria Central ETO ao avaliar a instituição.